Prancheta 1.png
Buscar

Escritório no pós-isolamento: saiba quais medidas estamos adotando para a segurança.


Uma das maiores preocupações dos profissionais que estão planejando a sua volta aos espaços de trabalho é a segurança. Retornar ao serviço é necessário, mas todos querem ter a certeza de que os riscos de contaminação pelo novo coronavírus foram reduzidos.

O surto do coronavírus foi anunciado em janeiro de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e mesmo com todas as medidas rígidas já estabelecidas para conter a proliferação do vírus, ainda não há previsão de quando ele será erradicado ou quando teremos uma vacina eficiente. No entanto, para te ajudar no seu retorno ao trabalho, vamos te apresentar algumas dicas de acordo com a certificação BeerOrCoffee & Sercon no que diz respeito aos pontos de riscos de contaminação pelo coronavírus dentro dos escritórios e falar sobre algumas recomendações e práticas para reduzir os riscos. O New Studio Office está adotando as práticas deste manual e tudo o que for necessário para garantir a segurança dos nossos clientes no nosso espaço de coworking. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a certificação BeerOrCoffee & Sercon?


Devido ao momento que estamos vivendo por conta da pandemia do coronavírus, empresas de todos os setores precisarem se adaptar à nova realidade de modo a reduzir os riscos de transmissão do novo coronavírus. Dessa maneira, o BeerOrCoffee (a maior plataforma de escritórios flexíveis do país) e a Sercon (empresa referência em Saúde e Segurança no Trabalho), criou um documento com o objetivo de acompanhar a jornada dos profissionais dentro dos escritórios e mapear os possíveis pontos de riscos de contaminação.

Para alertar os profissionais sobre esses riscos, foram criados avisos que deverão ser colocados dentro dos espaços de trabalho. Além do mais, os usuários do New Studio Office receberão um documento de uma página para alertar sobre os riscos da COVID-19 em um escritório. A finalidade é que todos envolvidos na rotina dos escritórios, que voltarão a funcionar em breve, cumpram com este protocolo para minimizar a chance de contaminação e disseminação do coronavírus nos locais de trabalho. Lembrando que as recomendações deste manual não são um incentivo para os profissionais deixarem de seguir as orientações médicas e as regras de quarentena estabelecidas em nossa cidade.

Veja como reduzir o risco de disseminação e contágio pelo novo coronavírus

A elaboração deste manual consistiu em um criterioso trabalho em relação à jornada de trabalho de vários clientes, em diferentes escritórios, de modo a entender os principais pontos de riscos de contaminação. Veja agora e saiba o que você deve fazer para minimizar os riscos enquanto estiver em nosso escritório:

1. Acessos ao edifício

1.1. Estacionamento

Uma das áreas mais contaminadas e que precisa de sua atenção na chegada ao edifício são os botões de acionamento visto que o coronavírus pode permanecer até 9 dias em superfícies de plástico.Sendo assim, evite tocar com as mãos estes botões e de preferência use luvas em todo o seu percurso até o escritório.

1.2. Entrada do escritório

Durante o trabalho no escritório, recomendamos a utilização de máscaras por todos os profissionais, principalmente quando se trata de espaços com ar-condicionado e/ou tenha ventilação natural limitada.

2. Estação de trabalho

De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention, ainda não se sabe por quanto tempo o ar de uma sala com uma pessoa com coronavírus fica potencialmente infeccioso.

Desse modo, dentro dos espaços compartilhados no escritório o cuidado deve ser redobrado uma vez que é o local onde as pessoas passam a maior parte do tempo.

As estações de trabalho deverão ser utilizadas individualmente e deverão ser desinfectadas a cada novo profissional que as utilizar.

2.1. Espaçamento entre as cadeiras

De acordo com as recomendações da OMS e do Centers for Disease Control and Prevention, o espaçamento entre as cadeiras deverão respeitar 1,8 metro.

2.2. Mesa de trabalho, cadeira e apoio de braço

Por mais que a estação de trabalho seja individual, é um local que pode ser contaminado no decorrer do dia, principalmente se você tiver que deixar o escritório por alguns minutos.

Dessa maneira, antes de iniciar o seu trabalho e no meio do dia, desinfete todos os objetos e superfícies que utilizará durante as tarefas. Iremos fornecer para cada estação de trabalho um borrifador com solução desinfetante e pano limpo.

2.3. Teclado, mouse e computador

Apesar de os itens eletrônicos como celulares, notebooks e tablets, por exemplo, serem de uso individual e o risco de contaminação ser menor, é recomendado que todos os dias você higienize-os com um pano umedecido com álcool 70%.

3. Cozinha e área de descanso

Esses locais são de uso compartilhado entre os profissionais do escritório de coworking e para a segurança de todos, evite ficar nestes espaços.

3.1. Talheres, pratos, copos e guardanapos

Para evitar o compartilhamento de objetos de cozinha, traga os seus próprios utensílios, se preferir. No entanto, iremos disponibilizar utensílios descartáveis aos nossos clientes.

3.2. Mesa/bancada e cadeiras

Já que esses móveis são compartilhados, merecem atenção especial antes de serem utilizados devido ao risco de contaminação. Antes de cada uso, recomendados a desinfecção feita pelos próprios usuários. Iremos fornecer borrifador com solução desinfetante junto de um pano seco e limpo.

3.3. Geladeira, cafeteira, micro-ondas, fogão e pia

De acordo com uma publicação do jornal The Guardian, itens de cozinha como os citados acima, ajudam a proliferar o coronavírus e tem grandes chances de contaminação.

Logo, orientamos os nossos clientes que lavem as mãos todas às vezes que utilizarem esses equipamentos.

4. Banheiro


Uma reportagem do The Sun alerta as pessoas a fecharem a tapa do vaso após a sua utilização visto que existe há “possibilidade de que partículas espalhadas pela descarga possam representar um risco de transmissão do vírus”. Ainda, é recomendado o fechamento das torneiras e abertura das maçanetas utilizando papel toalha.

5. Sala de Reunião

Como citamos acima, ainda não se sabe por quanto tempo o ar de uma sala com uma pessoa com coronavírus fica altamente infeccioso. Já que as salas de reunião são de uso compartilhado, solicitamos aos nossos clientes o uso consciente desses espaços.


Antes de qualquer coisa, faça uma análise e veja se marcar uma reunião presencial é de fato necessário. Se for possível, durante o momento pandêmico que estamos passando, dê preferência a reuniões online. Caso não exista essa possibilidade, considere a redução do número de pessoas na reunião assim como o tempo de duração.


5.1. Espaçamento entre cadeiras

Assim como o espaçamento das cadeiras entre as estações de trabalho compartilhadas deverão respeitar a distância mínima de 1,8 metro, a mesma regra serve para as salas de reunião, o que impactará a capacidade das salas em praticamente 50%.

5.2. Ventilação da sala de reunião

Compreendemos que a maioria das reuniões necessita de privacidade e é importante que elas sejam executadas de portas fechadas. Portanto, considerando apenas o risco de contaminação em relação à ventilação, recomendamos que as janelas permaneçam abertas durante toda a reunião e que, se possível, a porta fique aberta.

5.3. Desinfecção da sala de reunião

Devido os objetos e móveis da sala de reunião serem compartilhados, é importante que sejam desinfetados antes de cada uso pelos usuários. Para a disponibilidade da utilização das salas de reunião, fale com a nossa equipe para mais informações.

Seguindo as orientações da certificação BeerOrCoffee & Sercon e as diretrizes da OMS, estamos nos preparando para receber os nossos clientes com o máximo de cuidado para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. Em nosso escritório iremos disponibilizar informações aos profissionais e o que deve ser feito para que os riscos de contaminação sejam mínimos assim como forneceremos um documento para alertar sobre os riscos da COVID-19 em um escritório.Para a sua segurança e dos outros profissionais que compartilham com você o escritório de coworking, caso você manifeste qualquer sintoma do coronavírus, como febre, tosse seca e cansaço, recomendamos que você não trabalhe e volte para casa. Dependendo da gravidade do sintoma, procure um médico.Estamos a sua disposição para quaisquer dúvidas a respeito das ações que precisarão ser tomadas para que o nosso escritório esteja seguro.Clique aqui e fale conosco diretamente através do WhatsApp ou se preferir, ligue para (11) 96619-1920.


0 visualização

New Studio Office

(11) 2769-4555

Rua Andréa Paulinetti, 406 - Brooklin, São Paulo - SP,

CEP 04707-051, Brasil

  • Facebook ícone social
  • Instagram